top of page

5 mentiras que contam sobre o feminismo

  • Foto do escritor: Nathália
    Nathália
  • 11 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

O movimento feminista é atacado constantemente com as mais diversas (e bizarras) mentiras. Tudo para deslegitimar a causa e tudo que nos move para manter essa pauta ativa e sempre atual. É preciso reafirmar todos os dias, relembrar o básico. Mas, para isso, vamos listar as cinco mentiras mais citadas e reforçadas por pessoas que acham que o feminismo é "inimigo":


  1. O Feminismo fala o que as mulheres devem ou não fazer. O movimento luta pela liberdade feminina, seja liberdade física, mental, psicológica e/ou de expressão. É fundamental que cada uma de nós sejamos donas de si, do próprio corpo e do futuro.

  1. Feminismo divide mulheres. Jamais! O movimento fala muito sobre sororidade, parceria e companheirismo ENTRE mulheres. É muito importante que a gente seja capaz de nos reconhecer em situações e consigamos ajudar umas as outras em momentos tão específicos e que só nós sabemos, como por exemplo um caso de assédio ou para emprestar um absorvente para outra mulher. Sempre será nós por nós.


  1. Feministas odeiam homens. Não é sobre isso. A nossa principal pauta é pela igualdade de gênero - onde homens e mulheres podem ser o que eles quiserem. Nascer mulher não deveria ser uma desvantagem, uma vergonha, um problema, uma preocupação. E é importante dizer que o feminismo também fala muito sobre a masculinidade tóxica que afeta MUITO a todos os homens - que se veem obrigados a serem os "machões".


  1. Feminismo é a mesma coisa que machismo - só que para mulheres. Não! O feminismo é o oposto da crença de que um gênero é superior ao outro. A luta é por igualdade, por direitos que não deem preferência a um gênero ao outro, o machismo é o conceito de que homens são superiores a mulheres - o feminismo desconstroi essa ideia, porque ela não é real.


  1. Feministas odeiam crianças/famílias. Isso não tem nada a ver. O feminismo prega liberdade em relação ao corpo, mente e ao destino que a mulher quer dar para a vida. A família é muito importante para o nosso crescimento, mas é importante que a mulher ESCOLHA ser mãe e também opte pelo melhor momento para ela. Se ela quiser priorizar a carreira, tudo bem, se quiser ter filhos antes dos 25, tudo bem também. Mas as escolhas precisam ser conscientes.


São muitas as mentiras contadas sobre o feminismo e a luta feminista. A ideia é tirar o mérito de algo que possibilitou uma vida melhor para inúmeras meninas e mulheres pelo mundo - dando o mínimo de liberdade e capacitando para que elas continuassem abrindo espaço para as outras. O feminismo é sobre isso: pavimentar o caminho para a nova geração. A igualdade vem. O futuro é feminista.







Comments


screenshot-www.instagram.com-2022.01_edited.jpg

Nathália

Jornalista, nascida em 1994 e apaixonada por História. Minha missão é fazer com que você conheça alguma mulher incrível todos os dias. Bora?

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page