top of page

"FEMINISMO": O que ler? P.2

  • Foto do escritor: Nathália
    Nathália
  • 11 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

O Feminismo é mesmo um dos assuntos mais discutidos atualmente e um dos que mais recebe novidades no meio acadêmico e editorial. Seja pela própria entrada de mulheres na criação, produção e gestão desses projetos ou até mesmo pela coragem que aflora a cada geração para cobrar e ensinar aos outros sobre a importância de representatividade e igualdade.


Como já falamos na parte um desse projeto, essa é uma lista quase que sem fim. Afinal, todos os dias livros e artigos interessantíssimos são lançados sobre o assunto. A ideia é juntar o máximo de conteúdo e divulgar o trabalho único de mulheres extraordinárias que fazem a diferença com sua pesquisa e escrita. Confira a parte 2:


O Feminismo é para Todo Mundo, Bell Hooks É sempre importante trazer para os debates, estudos, bibliografias o maior número de refêrencias possíveis e, aliado a isso, a maior diversidade de fontes e vivências que você encontrar. Bell Hooks traz um recorte incrível e aborda políticas públicas que não só impactam, como melhoram a vida de todos. No livro O Feminismo é para todo mundo, não poderia ser diferente. Com um nome bem didático, é uma forma objetiva e direta de explicar como a luta pelos direitos iguais beneficia toda a sociedade, em todos os campos e todos os gêneros. É uma leitura mais do que necessária, é imprescindível.





O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir Um clássico é um clássico por algum motivo, assim como os clichês se tornam clichês porque sempre funcionam, ainda que existam pessoas contrárias. Simone de Beauvoir é a mais lembrada filósofa feminista do mundo, com inúmeros estudos envolvendo gênero e sociedade, o seu legado é marcado por dezenas de frases de efeito que dizem muito até os dias de hoje. Sua obra-prima, "O Segundo Sexo", é onde podemos encontrar a simbólica "não se nasce mulher, torna-se", mas muito mais do que essa reflexão, esse livro é fundamental para entender as bases do movimento feminista e luta pela igualdade de gênero.

Os Homens Explicam Tudo para Mim, Rebecca Solnit Esse é um livro muito rápido e gostoso de ler, é como se fosse uma conversa entre amigas. Quem nunca sofreu um mansplaining, um gaslighting ou até mesmo o clássico: manterrupting. Todos termos usados para explicar a falta de noção e excesso de confiança dos homens, a ponto deles se sentirem no direito de explicar TUDO para uma mulher, ainda que ela tenha PhD no assunto.


A autora explica muito bem esses termos mais conhecidos em inglês, aplica nas situações mais diversas e mostra o quão ofensiva é essa ideia de que a mulher precisa de um eterno professor, como se não fosse capaz de entender nada, muito menos de assuntos tidos como mais complexos como ciência. O livro é uma ótima forma de aprender a nomear as diversas violências verbais e ainda dar boas risadas do jeito irônico e divertido da autora de narrar histórias.


Sejamos Todos Feministas, Chimamanda Adichie Falar sobre feminismo e não citar Chimamanda é algo impossível e até errado. A autora nigeriana é uma das vozes mais ativas do movimento feminista e uma das principais disseminadoras do tema. Sua palestra no TED Talk acabou virando um livro inspirador, pequeno no tamanho e gigante no conteúdo. Além do tradicional "Sejamos Todos Feministas", há outros livros onde ela aborda outras desigualdades, como o racismo.

Chimamanda conta com inúmeros romances lançados no Brasil e é uma voz potente, não só por ser uma feminista negra, mas por trazer um olhar praticamente desconhecido de um continente abandonado após constantes explorações. O olhar para a África é um dos seus pontos fortes nas narrativas!

Tá anotando? É muita leitura sensacional para colocar em dia, mas juro que é tudo muito prazeroso. Afinal, estudar feminismo é estudar nossa história, estudar o futuro e ainda fazer uma pseudo terapia. O que te prende? O que te limita? Talvez a resposta esteja em algum desses livros!




Komentáře


screenshot-www.instagram.com-2022.01_edited.jpg

Nathália

Jornalista, nascida em 1994 e apaixonada por História. Minha missão é fazer com que você conheça alguma mulher incrível todos os dias. Bora?

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page